O seguro facultativo de carro, conhecido também como seguro automotivo ou seguro auto particular, é um contrato assinado entre uma empresa seguradora e uma pessoa dona de um carro.
Nesse contrato, a seguradora se compromete a cobrir as necessidades do proprietário de um veículo diante dos prejuízos que possam acontecer com o bem, como batidas, arranhões, roubos, falha mecânica, danos a terceiros ou qualquer outro problema que afete o funcionamento do carro.
A cobertura desses prejuízos é detalhada nas cláusulas do contrato ou na apólice do seguro. O seguro auto particular pode ser destinado a pessoas físicas ou jurídicas dependendo da finalidade do automóvel coberto pelo serviço.
O valor do seguro depende de fatores como marca e ano do carro, idade do motorista, uso do carro, segurança na região de circulação com o veículo, políticas da seguradora, entre outros.
Além das parcelas, sempre que algum serviço for solicitado (um sinistro) é preciso pagar um valor de franquia (participação financeira obrigatória cujo valor é estipulado em contrato).